quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Renascido das cinzas

Badan Palhares relata detalhes dos casos em que atuou

Em seu livro de memórias, o médico Badan Palhares narra sua trajetória profissional e pontos que até hoje ficaram obscuros em casos como PC Farias, Josef Mengele, Eldorado de Carajás, Chico Mendes e outros

A Editora Landscape lança na primeira semana de agosto o livro de memórias do médico legista Fortunato Antônio Badan Palhares. Em Por que converso com os mortos, Badan narra sua trajetória, desde os tempos em que era estudante em Portugal, passando pela Unicamp e pelo IML até se tornar a maior autoridade em medicina legal da América Latina. Pela primeira vez, também o médico revela detalhes sobre os casos que dirigiu e que mobilizaram a opinião pública nacional.

Os métodos usados para a elucidação dos crimes, as dificuldades para identificar corpos carbonizados e fragmentados, os laudos, as declarações de autoridades da época, fotos que fizeram parte dos processos e muito mais. O livro traz relatos de crimes que Badan ajudou a desvendar e de casos que comprovam sua brilhante trajetória pela ciência forense no país. Badan também desabafa e aponta nomes que o traíram, além de elucidar pontos que até hoje ficaram obscuros por conta de acusações infundadas.

O assassinato do sindicalista Chico Mendes; o crime da rua Cuba; as mortes das jovens Adriana Caringe e Adriana Russomano; a morte de Raimundo Nonato, seqüestrador do avião da Vasp em Goiânia; a identificação da assinatura do deputado federal Jabes Rabelo e da voz do ex-ministro Antonio Rogério Magri; o incêndio nas instalações da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) são alguns dos casos descritos por Badan e quais os métodos que ele utilizou em cada um deles para auxiliar na elucidação.

Por que converso com os mortos (Editora Landscape) é uma obra que resgata uma das mais brilhantes histórias da Medicina Legal no Brasil. Com este livro, o incansável "médico dos mortos" nos ensina que em ciências forenses há duas premissas básicas: 1ª) não existe crime perfeito e 2ª) a verdade sempre vem à tona.

Sobre o autor

FORTUNATO ANTONIO BADAN PALHARES é médico, criador e ex-chefe do Departamento de Medicina Legal da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e do Instituto Médico Legal de Campinas. Iniciou seus estudos universitários na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, em Portugal, e formou-se na 7ª turma da FCM Unicamp. É casado com Elisabeth, com quem tem dois filhos, Rhodrigo e Carolina, e é avô de Lucas. Escreveu o livro Medicina legal para não legistas, com Antonio Francisco Bastos e Antonio Carlos C. Monteiro, e é sócio-proprietário do Instituto de Patologia de Campinas (IPC).

Serviço Título: Por que converso com os mortos Autor:a: Badan Palhares Editora Landscape Número de páginas: 328 Preço: R$ 33,00 Dúvidas, mais informações ou pedido de livros, favor contatar Luís Fernando Guidi, na assessoria de imprensa da Editora Landscape. e-mail: imprensa@editoralandscape.com.br / Tel: (11) 3758-4422 / 9889-5831

Nenhum comentário: