quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Pet workshop

Animais em ambiente de trabalho aumentam produtividade

Convívio com mascotes traz benefícios cognitivos à colaboradores
Aumento da auto-estima e da produtividade no trabalho são alguns benefícios do convívio do homem com animais de estimação. A afirmação é da psicóloga Dra. Silvana Prado, que participa do núcleo de Psicologia da Organização Brasileira de Interação Homem-Animal Cão Coração, OBIHACC.

De acordo com a psicóloga, as pessoas que convivem com animais no ambiente de trabalho geralmente são mais produtivas do que aquelas que fazem o mesmo trabalho e não tem nenhum contato com bichos. "Há muitos casos de pessoas que deixaram de ser nervosas, estressadas e se sentem mais seguras por conviverem com animais", afirma.

Ela também explica que só a presença do animal é suficiente para mexer com os hormônios, a parte metabólica e também com a afetividade das pessoas. "No trabalho, por exemplo, há colaboradores que chegam a ficar mais calmos, com mais prazer e mais focados nas tarefas", completa.

O veterinário e também colaborador da empresa Brindz - Marketing Promocional, Diogo Siqueira, concorda com a psicóloga. Prova disso é a cachorra São Bernardo, conhecida como Brahmma, que foi escolhida para ser mascote da empresa. "Levei a Brahmma para morar no quintal da empresa por falta de espaço no meu apartamento e hoje não cogito em trazê-la de volta. Todos se apaixonaram por ela", conta Siqueira.

Entre os dezoito funcionários da Brindz, Jaci Botti é considerada pelos colegas de trabalho uma das mais apegadas pela cadela. "A Brahmma é praticamente um membro da equipe. Ela deixa o ambiente mais alegre, agradável e estimula o entrosamento entre os colegas. Sempre tem mais de uma pessoa brincando com ela", explica.

Botti conta que o humor de todos os colaboradores da empresa mudou. "Alguns tem mais e outros menos contato com ela, mas seja qual for o grau de intimidade, a vinda dela foi muito positiva. Ela descontrai até os clientes".
"Ela é uma cadela muito carinhosa e divertida. De um modo geral, um animal em uma empresa pode ajudar a trabalhar o respeito, o espírito de equipe. Muitas vezes, ele transmite até a calma", comenta o veterinário Diogo Siqueira.
Marcella Fortuna Elias
Thais Paschoalin

Um comentário:

Cães de Colo disse...

a companhia dos animais realmente estimula o contato entre as pessoas, se você está andando na rua com seu animal de estimação, muita gente para p/ conversar, se você está sozinho, ninguém para p/ falar com você.. a outra pessoa tendo ao não um pet, e no caso de crianças, parece que ainda chama mais a atenção_ claro que depende do animal, alguns afastam, seja na rua, casa ou empresa, atrai se o animal é dócil.