sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Boi na linha

Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas reúne representantes dos setor pecuário de todo o Brasil

Universidade do Boi e da Carne, uma iniciativa da ACNB, recebe 41 alunos no Centro de Excelência Rural, em Jaboticabal (SP)

O curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas, que começou nesta última quarta-feira (15/8), reuniu durante os três dias de programação do módulo I, representantes de diversas áreas da cadeia produtiva da carne do país. O quadro de alunos foi formado por pecuaristas, médicos veterinários, zootecnistas, empresários, técnicos de frigoríficos, administradores de fazendas e estudantes. Ao todo foram 41 alunos vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Maranhão,Tocantins e Paraná.
As aulas realizadas no Centro de Excelência Rural - CER, localizado em Jaboticabal (SP), levaram aos alunos discussões sobre diversos temas como a importäncia da seleção animal, a padronização de lotes, o bem-estar animal, noções de anatomia animal e tendências de mercado, além de aulas práticas de manejo sanitário e apartaçäo no curral.
Segundo o aluno, médico veterinário, mestre em produçäo animal, professor da Uniderp (Dourados/SP) e proprietário da InVitro Paraguai, Rafael Ferreira Soria, o curso é uma oportunidade de reciclar informaçöes e encontrar outros profissionais do setor. "As aulas, além de revisar nossos conhecimentos, é uma ótima oportunidade de encontrar representantes de diversas áreas da cadeia e levantar questões com pontos de vista diversificados.", comenta.
Entre os palestrantes, o professor Mateus Paranhos, que ministrou a aula sobre bem-estar animal, destaca a importância do manejo. "É importante despertar nos criadores a consciência que o manejo não precisa ser agressivo. Com base no conhecimento, podemos controlar o animal sem usar a força.", afirma. "É preciso desmistificar essa visäo que todos tem das raças zebuinas, principalmente o nelore, com relação a agressividade.", finaliza Paranhos.
Para o aluno, proprietário da Fazenda Santa Maria, localizada em Cassilandia (MS), Antonio Stocco Neto, mesmo profissionais experientes se surpreendem com determinadas questões que precisam ser discutidas constantemente. "Com o mercado cheio de novidades, o profissional que não se atualizar participando de cursos como esse, não terá condições de conquistar espaço".
Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas

O curso de Formaçäo de Jurados de Carcaças Bovinas é o primeiro curso da Universidade do Boi e da Carne. Dividido em quatro módulos independentes: módulo I - Qualidade na Produção Animal; módulo II - Qualidade de Carcaças; módulo III - Qualidade da Carne e módulo IV - Prática de Julgamento de Carcaça, o curso tem avaliação final em cada um deles. O objetivo é formar jurados de carcaças com uma visão global da cadeia produtiva, capazes de correlacionar a produção animal com os conceitos de qualidade de carne, a logística industrial e as exigências do consumidor moderno.
Nesse primeiro módulo o tema debatido foi a Qualidade na Produção Animal. Entre os assuntos a serem abordados, estão fisiologia do crescimento animal; contribuição dos métodos de seleção para a produção de carne de qualidade; influência da nutrição no desenvolvimento e na terminação de carcaças; padrão ideal de um bovino produtor de carne; noções básicas de bem-estar animal; manejo sanitário; práticas de apartação e manejo no curral; métodos de identificação de acabamento em animais in vivo; tendências de mercado para a valorização pela qualidade.
Universidade do Boi e da Carne
Lançada em meio a Expoinel 2006, a Universidade do Boi e da Carne tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar profissionais que atuam em fazendas, indústrias de insumos e frigoríficos, em nutrição animal, reprodução, genética e qualidade de carne, além gerar oportunidades de negócio e mercado aos agentes do setor. A Universidade é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil - ACNB e tem o apoio da Vallée.
Informações e atendimento à imprensa:
ContatoCom > Comunicação Integrada
Pabx: 55 [15] 3224-1000 www.contatocom.com.br
Jornalista Responsável: Miro Negrini

Nenhum comentário: