domingo, 12 de agosto de 2007

Meu filho é emo. E agora?

A apologia à tristeza pode esconder traços depressivos dos adeptos à nova onda adolescente.

Pais devem estar atentos. Com um tom dos góticos e darks da década de 80, os Emos são a mais recente tribo dos centros urbanos. Batizado a partir da abreviação da palavra inglesa emotional, o movimento ganhou força entre os jovens brasileiros em 2003, em São Paulo, e depois se espalhou por todo o País. "Podemos reconhecer um integrante pelas roupas exóticas, sempre em cores escuras como preto e roxo. Há também, um estilo próprio de cabelo e maquiagem", descreve a hebeatra Mônica Mulatinho, da Cia do Adolescente & Família, em Brasília.Avessa a qualquer tipo de rotulação - especialmente no trato com jovens, que estão em plena transformação -, a médica não pôde deixar de notar um traço forte entre os adeptos do movimento. "Há uma apologia à tristeza no discurso dos emo, a melancolia é quase um estilo de vida para eles. Tudo bem, quando se trata apenas de uma atitude de contestação. Mas, a questão preocupa quando isso esconde alterações de ordem psíquica", esclarece a médica. Nos últimos meses, Dra. Mônica registrou uma procura crescente de pais que buscam compreender melhor o movimento. "Ao verificar, por exemplo, a lista de comunidades do filho no Orkut, alguns notaram a adesão a sites que pregam o suicídio", descreve. Segundo a especialista, nesses casos, os pais devem redobrar a atenção e avaliar se há sintomas adicionais como distúrbios de alimentação, sono, humor, entre outros. "Na dúvida, devem procurar assistência profissional, com vistas a afastar o diagnóstico de depressão", orienta. Seja qual for o caso, a médica é enfática: todo adolescente escolhe companhias que se alinham ao temperamento e ao comportamento que ele vivencia no momento. "A pior escolha que os pais podem fazer é julgar a tribo, atribuindo a ela a responsabilidade pelo novo visual e pela atitude do filho. Acompanhar de perto o que o jovem faz e com quem anda, estabelecendo limites com afetividade é uma das maiores demonstrações de amor. E isso não pode ser delegado, é tarefa dos pais", conclui.

6 comentários:

Mtt Júlia disse...

_|_ EMO NAO VEM DA PALAVRA ''EMOTINAL'' E SIM DE EMOCORE!!! SEUS BURRO!
vc acham qi compreedem seus filhos com esses absurdos q ''medicos'' dizem?achomelhor vcs procurarem um pisicologo (Y)ser emo não quer dizer ''se matar'' como mtos dizem , é apenas um estilo como vcs dizem ''tribo'' , poisé , eu nao to aqui paradefender os emos mas sim pra abrir os olhos de vocês pais ! meu a gente se veste de preto pq a gente gosta é o nosso jeito!nossas musicas!(Y) se os filhos de vcs se cortam etudo mais isso nao é consideraçao ao estilo! e sim a um problema pisicologico!
trate seu filho como um igual! não como um algém q nao intende nada a sua volta (Y) os tepos mudaram , poisé. tenho 15 anos e entendo coisa que vcs nem imaginam (Y)
os que tao enlouquecendo são vocês tentando por merda onde nao tem

Mtt Júlia disse...

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA'
VOOCES QE MORRAM, PORQ OS FILHOS DE VCS É MAIS DO QUE PESSOAS "ESTRANHAS" VCS DEVEM CHAMÁ-LOS!
SAO GEENTE E NAAAAAAAAAAAAO EMOS ! :d
OBS: não somos emos e defendemos todos os estilos, tanto querecriminam até o nosso (metaL)
DI EJULIA AQUI DANDO MORAL :D

Mtt Júlia disse...

_|_|_|_|_|_|_|_

Unknown disse...

que tosco v6 ficarem desvutindo oq o filho é ou dexa de ser q q é num confia no ensinou q deu a eles geralmente para ser emo mesmo eles ja tem idade suficiente para saber oq querem ou não e isso faz eles serem maturos então dexam eles viverem mmm okokokokok e va vive a sua vida !!!!!!
Emos são indepensente nun vivem em função dos outros okokokok

SE TOCAMMM

SrtªMaah disse...

Pow essa de falar que emo tem problemas se cortam e talz.. meu DEUS do céu se o seu filho se corta isso não vem do estilo é problema mental... eu tenho 10 ANOS e sou emo minha mãe não gosta muito mais eu nasci assim, ela não gosta de muitas coisas que eu faço mais ela sempre tenta estar ao meu lado mais por vista de outras amigas que tenho dá minha idade que tambem queria ter o estilo as roupas as mães axam que vão apanhar *-* se o filho vai apanhar OU não foi ele que escolheu essa vida eu sim tenho medo de apanhar mais não é por qual quer zé que vou deixar o meu estilo,por mais que eu seja muito nova eu sei de coisas alem da minha cabeça e coisas que pessoas +velhas estão aprendendo mais os pais acharem queo filho vira emo e tem que tratar como um doente? Meu DEUS isso não é pai isso ñ é familia quando alguem de nossa familia tem um estilo temos que aceita-los pois se ñ aceitamos eles quer dizer que não os amamos tanto assim isso é oque eu axo =D e existe emo de TODAS as IDADES.

Batman disse...

Mtt julia

Emocore = Emotional Hardcore (hardcore emocional)

SUa burra