terça-feira, 14 de agosto de 2007

Do Parapan ao Parapipa

Dia 26 tem oficina de pipas para deficientes, em Santo André

Ação social, patrocinada pela APOLO, convida os deficientes a construírem e soltarem pipas no Parque Central, dia 26

Santo André, 10 de agosto de 2007 - Pelo segundo ano consecutivo, a APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC) e a Prefeitura de Santo André realizam no dia 26, em Santo André, o Festival de Pipas. Dirigido principalmente à pessoa com deficiência, o festival acontece a partir das 10h, no Parque Central, e tem como objetivo integrar o deficiente com a comunidade.

As atividades vão até às 14h e até lá o participante pode aproveitar uma oficina de pipas montada no local para ensinar ou mesmo ajudar os deficientes a montarem pipas. Trinta estudantes de Educação Física estarão no local para auxiliar nesta tarefa. Além da oficina, 500 pipas serão distribuídas entre os deficientes (crianças e adultos).

Haverá, ainda, um show lúdico com o Tio Fio, personagem criado por Fábio Costa, que de forma animada e criativa, alerta sobre os cuidados com os fios de alta tensão na hora de soltar pipas. Tio Fio adverte, ainda, conseqüências que o mau uso da eletricidade pode causar e como utilizar a energia elétrica de forma racional, sem causar danos à população.

A expectativa da Prefeitura e da APOLO é atrair mais de 800 pessoas no festival, que em 2006 recebeu 730 visitantes. “Queremos estimular uma maior freqüência do deficiente nos espaços públicos da região e, com isso, ajudar a trabalhar a sua auto-estima”, afirma Sidney dos Santos, gerente executivo da APOLO.

O festival está inserido no Programa de Educação Física Adaptada, criado pela Prefeitura de Santo André e mantido pela APOLO, com apoio da Associação pela Cidadania do Deficiente (Acide) e das Faculdades Integradas de Santo André (Fefisa).

O programa tem com principal instrumento um curso de natação formatado especialmente para crianças e adultos com deficiência. “Mais de 400 alunos já passaram pelo curso, criado em 2002 pela Secretaria de Cultura e Esportes do município”, conta Ivan Teixeira Cardoso, professor de Educação Física e coordenador do programa.

II Festival de Pipas
Domingo, 26 de agosto, das 10h às 14h.
Parque Central – rua Gamboa com a rua José Bonifácio, Vila Assunção, Santo André.

Nenhum comentário: