sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Para quem dorme em palestra

Especialistas discutem Ronco e Apnéia do Sono

A Academia Brasileira de Ronco e Apnéia do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) promove de 23 a 25 de agosto, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo, o II Curso do Grupo Latino-Americano em Roncopatia e Apnéia do Sono, voltado para as diversas especialidades médicas que tratam o distúrbio.

Pela primeira vez, estarão reunidos, além de otorrinolaringologistas, demais especialidades médicas como clínicos (neurologistas, pneumologistas, cardiologistas, pediatras), odontologistas, cirurgiões buco maxilo para avaliar com profundidade as causas, diagnósticos e tratamentos dessa doença silenciosa que atinge cerca de 10% da população nacional.

A Apnéia do Sono é uma síndrome descrita como a interrupção da respiração por mais de 10 segundos por cinco ou mais vezes durante uma hora de sono. Caracterizada como um problema das vias aéreas superiores, a Apnéia pode ser agravada por quadros comportamentais como obesidade, tabagismo e alcoolismo. “O tratamento da Apnéia é multidisciplinar, no qual o otorrinolaringologista recomenda os procedimentos múltiplos a que o paciente deve ser submetido”, explica o coordenador do curso Dr. José Antônio Pinto. “Por isso essa iniciativa em congregar várias especialidades em torno do assunto”.

A Apnéia é uma doença crônica e progressiva que atinge cerca de 25% da população na faixa dos 40 aos 60 anos com maior incidência entre homens. As mulheres passam a sofrer da síndrome principalmente após a menopausa, quando a queda dos estrógenos leva à perda do tônus muscular da região orofaríngea.

Dr. José Antonio aponta para a evolução do quadro, que começa com o ronco e, geralmente, não é levado a sério pelo paciente. “O ronco é tratado com certo folclore pela sociedade, mas o fato é que este é um dos maiores desagregadores conjugais que comprovo em meu consultório”. Nem todo roncador, porém, será um apneico, mas o contrário é verdadeiro. “O quadro evolui do Ronco para a Apnéia e pode levar à morte súbita, perda de neurônios, cardiopatias, acidentes vasculares cerebrais e impotência, entre outros problemas”, alerta o especialista.

Um levantamento da Academia Brasileira de Ronco e Apnéia do Sono comprova que a Apnéia é hoje a principal causa de hipertensão arterial e grande responsável por infartos do miocárdio. “O indivíduo que dorme mal, passa o dia sonolento e com dor de cabeça, tem sua produtividade no trabalho afetada e sua vida social prejudicada. Tudo isso leva a uma sobrecarga da pressão arterial”, reforça. “A sonolência excessiva diurna é responsável pela alta incidência de acidentes automobilísticos”, enfatiza o especialista.

O tratamento passa por uma avaliação minuciosa dos hábitos e histórico do paciente, assim como exame adequado das vias aéreas superiores e da conformação óssea facial, um importante fator causal da doença. “Os orientais, em especial japoneses, são altamente propensos a desenvolver Apnéia do Sono devido à forma das maçãs do rosto que são mais achatadas”, afirma o otorrinolaringologista. Mas apenas com todos os exames realizados, inclusive endoscópicos e no laboratório do sono, é possível chegar a um diagnóstico e indicações precisas para as várias opções de tratamento, inclusive o cirúrgico.

O curso receberá convidados vindos da Alemanha, Argentina, Chile e México. O Brasil, hoje, é um dos mais avançados centros de estudos em Ronco e Apnéia do Sono, considerado referência no tratamento e diagnósticos desses distúrbios.

II Curso da Academia Brasileira de Ronco
e Apnéia do Sono da ABORL- CCF
23 a 25 de agosto – Maksoud Plaza Hotel, São Paulo – SP
Informações: (11) 5052-9515
eventos@aborlccf.org.br

Contato com a Imprensa:

Edson Parente
Sintonia Comunicação Empresarial
edson.parente@sintonia.com.br
Fone: (11)3542-0472 • (11)7690-5836

Nenhum comentário: