quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Sertão ecológico

Parcerias fortalecem seminário sobre energia solar na Paraíba

Já estão abertas as inscrições para o 1º Seminário Nordestino de Energia Solar, que será realizado em João Pessoa, no dia 14 de setembro deste ano, pela União Nordestina de Prefeitos (Unep), em parceria com empresa Kyoscera Solar do Brasil e Frente Parlamentar Municipalista da Paraíba, presidida pela deputada Iraê Lucena. O evento será no Hotel Tambaú.

As inscrições custam R$ 50,00 e devem ser feitas no Portal da Unep (www.portalunep.com.br). O seminário terá a participação dos professores Ricardo Ruther (Doutor em energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina) e Roberto Zilles (Doutor em energia solar da Universidade de São Paulo). Também terá a participação do advogado Roberto Daviene, da ONG Renove, que trabalha com energia solar.

Os três já confirmaram presença no evento, juntamente com o presidente da Kyoscera Solar do Brasil, Antônio Granadeiro. Prefeitos, empresários e síndicos, entre outros, serão o público alvo do evento.O 1º Seminário Nordestino de Energia Solar ainda vai debater projeto de lei de autoria do deputado federal Mendes Thame (PSDB-SP), que institui a Política Nacional de Energias Alternativas.

Iniciativa inédita entra na pautaO seminário também vai discutir iniciativa inédita do presidente da Unep e prefeito de Sousa, Salomão Gadelha, que criou o Departamento Municipal de Geração de Energia (Demge). A autarquia tem autonomia financeira, administrativa e econômica e vai gerar, transmitir e distribuir energia solar (elétrica) nas zonas urbana e rural do município.

Com 12 horas diárias de irradiação solar, Sousa tem condições d e gerar 400 watts por metro quadrado de energia elétrica. A idéia, segundo o prefeito Salomão Gadelha, é gerar energia para todos os prédios da administração municipal e garantir a iluminação pública nas ruas e praças. Além do mais, o Demge vai poder utilizar o excedente em dois aspectos: vender ao sistema Chesf ou distribuir de graça para as famílias pobres do município.

Adelson Barbosa dos Santos
OBS: Quem já recebeu essa mensagem, favor desculpar pelo reenvio.

Nenhum comentário: