terça-feira, 14 de agosto de 2007

Vou te mostrar que é de chocolate...

Agora já é possível imprimir em chocolate fotografia e imagem de alta definição

A novidade veio para revolucionar o segmento de brindes corporativos e gifts especiais para festas e eventos. Jovens empresários brasileiros trouxeram a idéia dos Estados Unidos e tornaram-se Master Franqueadores da rede no País.

Chega ao mercado brasileiro uma novidade que já está despertando a atenção pelo ineditismo, bom gosto e sofisticação. Trata-se da Chocoprint, uma empresa especializada em chocolates com impressão fotográfica de alta resolução - uma técnica exclusiva e importada dos Estados Unidos pelos jovens empresários brasileiros Fábio Lopes e Guilherme Soter, master franqueadores no Brasil da Chocolography (presente em 8 países e com mais de 150 licenças nos EUA).

A operação no Brasil envolve investimentos da ordem de US$ 500 mil, montante igual ao do faturamento previsto pelos sócios para este ano. Com show-room em São Paulo, no bairro da Vila Madalena, a empresa se instalou por aqui com uma proposta arrojada e já começou a movimentar o mercado de brindes corporativos e gifts especiais para eventos e festas em geral.

“Assim que iniciamos nossa operação, fechamos com uma grande multinacional do setor farmacêutico a produção de 2.700 unidades de chocolates para uma convenção”, conta Fábio Lopes.O interesse das empresas e clientes em geral não é por acaso. Os produtos realmente causam um impacto visual muito expressivo, complementado pelo sabor delicioso dos chocolates.

A empresa oferece opções de formatos diversificados, como moedas, business card – formato de um cartão de visitas, pirulitos redondos, de coração, estrela, CD, caixinhas com trufas e bombons e a barra mais tradicional. Qualquer um dos formatos e tipos está apto a receber a impressão, seja da foto, de um logotipo e do que mais a imaginação puder criar, tudo com resolução de milhões de cores.

Chocolate ao leite, corantes comestíveis e moldes que vêm dos Estados Unidos

O chocolate utilizado pela Chocoprint é do tipo ao leite, adaptado de forma a atender ao gosto dos brasileiros que preferem um sabor um pouco mais doce. Há possibilidade também de desenvolver produtos com outros tipos de chocolate, sob encomenda e a partir de uma determinada quantidade.

Para a impressão das imagens, o chocolate recebe uma camada especial, uma espécie de açúcar para que a superfície a ser impressa seja uma base branca e garanta uma qualidade superior ao uso do chocolate branco. Esta camada é desenvolvida com produtos 100% naturais.Os chocolates são colocados em moldes especiais, importados dos Estados Unidos e chegam prontos ao show-room, onde são submetidos à impressão.

Para imprimir, o molde é colocado sob a impressora que funciona com jatos de corantes comestíveis que, rapidamente, reproduzem a imagem selecionada e gravada através de um software exclusivo. Estes corantes comestíveis também são importados e seguem os preceitos da alimentação Kasher. Todos os ingredientes são aprovados pelo FDA, nos EUA e pelo Ministério da Saúde, no Brasil.

Por questões de viabilidade na produção, há uma quantidade mínima para a encomenda dos chocolates. Dependendo de cada formato, há uma especificação com relação ao número mínimo do pedido.Formato da empresa no Brasil deve virar modelo para a América LatinaFormado em administração de empresas, Guilherme trabalhava no mercado de internet e de investimentos. Em função de suas atividades, costumava viajar bastante para os Estados Unidos. Foi em uma destas viagens que Guilherme teve o primeiro contato com a empresa americana, a Chocolography, mais especificamente em uma viagem a Nova Iorque.

Atraído pelo ineditismo do produto, ele conversou bastante com os profissionais da empresa para conhecer melhor a forma de trabalho e os nichos de atuação da empresa.De volta ao Brasil, contou ao irmão Fábio sobre o que viu e juntos começaram a pesquisar se o segmento teria mercado por aqui e como eles poderiam viabilizar a operação da empresa no mercado brasileiro. Como Fábio sempre atuou no setor de alimentação e entretenimento, eles tinham um know-how em áreas importantes para o desenvolvimento deste projeto.

Assim, após aproximadamente oito meses de pesquisas, formatação e busca de fornecedores, eles escalaram como consultor um expert em chocolates, o engenheiro químico Luis Colina e, prontos para arregaçar as mangas, no final de 2006 tornaram-se Master Franqueadores da marca que, por uma questão de adaptação e facilidade no entendimento em solo brasileiro, passou a se chamar Chocoprint.O cuidado e a preocupação em montar um negócio organizado e planejado é tão intenso que chamou a atenção da matriz nos Estados Unidos. Tanto é que a empresa lá tem a idéia de fazer da Chocoprint uma espécie de modelo para possíveis franqueados da América Latina.

“Eles pretendem fazer do nosso show-room uma espécie de centro de treinamento. Para os interessados de países como Chile ou Argentina, por exemplo, eles viriam até aqui para conhecer nosso espaço, ver nossa produção e trabalho em geral”, explica Guilherme.

Bastante animados com a repercussão da empresa em tão pouco tempo de mercado, eles pretendem em breve agregar novos serviços como o Chocolate Live (Chocolate Ao Vivo), que consistiria em levar a impressora aos eventos e fazer as impressões na hora, durante a festa, como uma atração a mais para os convidados. A longo prazo, também, Chocoprint prevê instalar quiosques em grandes Shoppings Centers.

“Queremos neste primeiro momento focar nossos esforços para atender cada vez melhor os nossos clientes, ampliando o nosso mix atual”, explica Fábio acrescentando que a Chocoprint atua em diversas modalidades de eventos, desde festas de aniversário, casamentos, bar-mitzvá até convenções de empresas e gifts corporativos.

www.chocoprint.com.br

4 comentários:

Anônimo disse...

essa ideia e magnífica,moro no tocantins,e fiquei realmente interessada na vaga de representante que a empresa oferece,tenho experiencia de 8 anos com vendas,tenho certeza que saberia facilmente divulgar o produto e é claro,vender pro estado inteiro,ja mandei o meu curriculum,aguardo anciosa uma resposta,grata

Anônimo disse...

essa ideia e magnífica,moro no tocantins,e fiquei realmente interessada na vaga de representante que a empresa oferece,tenho experiencia de 8 anos com vendas,tenho certeza que saberia facilmente divulgar o produto e é claro,vender pro estado inteiro,ja mandei o meu curriculum,aguardo anciosa uma resposta,grata

Sonhos de Deus disse...

Trabalhamos á alguns anos com chocolates e estamos curiosas em comnhecer a máquina que faz esse tipo de impressão, novidade que faz sonhar com um grande sucesso neste ramos. Gostaria de saber se essamáquina já esta a venda no Brasil.

Edith Paula disse...

Por favor, eu gostaria de adquirir uma máquina, com quem posso conversar? Aguardo resposta! Obrigada.