quarta-feira, 4 de julho de 2007

Isso não cheira bem

Testes de odores nos caminhões Volkswagen garantem bem-estar aos motoristas

A qualidade de um caminhão Volkswagen vai além de suas características operacionais e estéticas. Na Volkswagen Caminhões e Ônibus, além de todos os testes de durabilidade e garantia funcional, uma equipe do Laboratório de Materiais da Qualidade Assegurada avalia os odores em peças que compõem as cabines dos caminhões. Seus inspetores realizam mensalmente o smell test (teste de cheiro) em cinco veículos de diferentes modelos que saem da linha de montagem na fábrica de Resende (RJ). O principal objetivo é evitar possíveis danos à saúde do motorista, como alergias e irritações, identificando odores em peças para que o fornecedor seja acionado, e o problema eliminado.

Para se detectar um odor diferente nos componentes dos caminhões, é necessário treinamento especializado dos inspetores,e condições de muito calor durante os testes, pois estes testes acontecem em veículos completos e colocados no pátio da fábrica, expostos ao sol. "Podemos identificar problemas com mais facilidade quando o veículo está com uma temperatura alta, pois verificamos os componentes em situação real de uso local e em países com características climáticas iguais ao Brasil", afirma Marco Araújo, analista do Laboratório de Materiais e coordenador dos testes em Resende.

A equipe de inspetores de Resende foi treinada na fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), que é responsável pelos testes de cheiro da Volkswagen na América do Sul, através do Centro Técnico de Materiais. Os padrões dos testes são desenvolvidos na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha,a partir dos dados colhidos e avaliados no Campo de Testes da Volkswagen em Kalahari, na África do Sul. A liberação de um novo veículo para produção passa obrigatoriamente por essa avaliação, essencial para eliminar qualquer possibilidade de reclamação por parte dos clientes.

Quatro pessoas integram a equipe, que além do coordenador Marco Araújo, conta com os inspetores Maurício Ribeiro, Fernando Claret e Gláucio Barbosa, que participam das avaliações e de treinamentos com outros integrantes das diversas fábricas no continente e,como multiplicadores, repassam seus conhecimentos aos membros do grupo.

Escala de "cheiro"
Os principais materiais analisados nas cabines são os solventes que encontram-se no teto do veículo, os plastificantes nos tapetes e bancos e também a parafina. Para a classificação do "cheiro" dos componentes, a Volkswagen criou uma diretriz que define o odor em uma escala que vai de 1 a 6. Nessa escala, o nível 1 é considerado imperceptível, e o grau máximo 6 é classificado como insuportável. O número 3,5 é a média aceita para todos os modelos.

Os testes são realizados pela Volkswagen Caminhões e Ônibus desde 2000, iniciados na cabine hoje utilizada pelos caminhões Worker e Delivery. Essa experiência foi fundamental quando da preparação do projeto dos caminhões Constellation, hoje sucesso em todo o Brasil. O "cheiro de novo" é garantido em todos os veículos que saem da fábrica, porém com o devido controle para não causar nenhum mal-estar aos usuários.

Imagens no site: www.vwtbpress.com.br
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