quarta-feira, 11 de julho de 2007

Imobiliária Inri Cristo, boa tarde

Primeiros 721 apartamentos do PHAI serão sorteados amanhã

6.110 servidores públicos estaduais estão inscritos para participar do sorteio eletrônico dos imóveis localizados no bairro do Sacomã

Por Valéria Lucchetti

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), sorteia na próxima quinta-feira, 12 de julho, 721 apartamentos no bairro do Sacomã, zona Sul da Capital, referentes à primeira fase do PHAI - Programa Habitacional de Integração. O sorteio acontece às 10 horas, no auditório da CDHU, na Rua Boa Vista, 170, Sé. Os secretários de Estado da Habitação, Lair Krähenbühl, e de Gestão Pública, Sidney Beraldo, participam do evento.

Entre os dias 23 de maio e 6 de junho, 6.110 servidores públicos estaduais se inscreveram para tentar adquirir um dos imóveis. São apartamentos com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, financiados em até 20 anos pelo Banco Nossa Caixa, com prestações fixas, desconto em folha de pagamento e juros de 6% ao ano. Se preferir, o servidor pode utilizar recursos do seu FGTS, poupança ou mesmo financiar 100% do imóvel, cujo preço varia entre R$ 47,3 mil e R$ 53,1 mil.

O maior número de inscrições veio da área de Segurança Pública: 2.082 servidores. Outras secretarias que tiveram número expressivo de inscritos foram a da Saúde, com 1.109 funcionários, e da Educação, com 971.

O sorteio será eletrônico, realizado por meio de um software desenvolvido pela Prodesp. O processo será acompanhado por uma empresa de auditoria independente, contratada pela CDHU. No dia anterior ao sorteio, o auditor vai efetuar testes com o computador que será utilizado e lacrar a máquina até o momento do sorteio. Esse procedimento assegura a integridade da base de dados checada pela auditoria. O lacre será removido pouco antes do sorteio pelo próprio auditor, acompanhado de testemunhas. Após o sorteio, a impressão do resultado oficial é acompanhada e todas as páginas são rubricadas.

O resultado do sorteio será amplamente divulgado pela imprensa e pelos endereços eletrônicos da Secretaria da Habitação e da CDHU (www.habitacao.sp.gov.br e www.cdhu.sp.gov.br). Todos os inscritos serão classificados, sendo que os primeiros 721 colocados são considerados titulares, e os demais, suplentes. Após a seleção, os contemplados serão convocados para apresentar à CDHU os documentos que comprovem os requisitos exigidos pelo programa. Se aprovados, serão encaminhados ao Banco Nossa Caixa para análise de crédito. Caso o servidor não preencha as exigências do programa, automaticamente será convocado o suplente, conforme a ordem do sorteio.

Alguns critérios definidos para essa etapa do PHAI são: ter família constituída, não possuir casa própria ou financiamento de imóvel, ser servidor público estadual ativo, trabalhar na Região Metropolitana de São Paulo, ter renda familiar de até dez salários mínimos e não ter sido atendido anteriormente pela CDHU.

O PHAI foi lançado em abril pelo Governo do Estado de São Paulo e permite ao servidor público estadual ativo adquirir a casa própria próximo ao seu local de trabalho. Desde o lançamento, o programa vem sendo amplamente divulgado. A CDHU promoveu um campanha nos jornais impressos e disponibilizou equipes de divulgação que visitaram escolas, postos de comando policial e hospitais da região do Sacomã, entre outros pontos de concentração de servidores, para esclarecer as dúvidas dos candidatos. Na sede da Assembléia Legislativa do Estado, 400 servidores públicos foram atendidos entre os dias 21 e 25 de maio. Além desse atendimento, o Banco Nossa Caixa montou um plantão de dúvidas por telefone, fornecendo todas as informações sobre as linhas de crédito do programa.

Além do projeto-piloto, outras fases do PHAI já foram anunciadas. No centro da Capital paulista, o programa oferecerá entre 800 e 1.000 moradias para servidores públicos. Nos dias 14 e 15 de junho, o secretário Lair Krähenbühl anunciou o lançamento do PHAI em duas cidades do Interior paulista. Segundo ele, serão oferecidas 150 moradias em São José do Rio Preto e 200 em Ribeirão Preto, por meio de carta de crédito.

Nenhum comentário: