quinta-feira, 20 de setembro de 2007

O Giraffas e sua "experiência comunicacional" pós-moderna

OI, Tudo bem?
Na próxima semana haverá um evento sobre publicidade e pós-modernidade na ESPM.
Em uma das palestras do seminário haverá a apresentação da pesquisa Consumo de cultura fast-food. Uma eXperiências GiraFFas na Praça de Alimentação.
Abaixo encaminho mais informações e estou à disposição para outros detalhes.
Obrigada,

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Objetivo da pesquisa Investigar e buscar entender qual a natureza da experiência comunicacional do consumidor de fast-food em uma praça de alimentação em shopping-centers e como esta experiência impacta, participa e compõe modos originais de comunicação e consumo cultural considerando as particularidades desta experiência na rede de fast-food Giraffas. Metodologia: padrões culturais para etnografia da praça de alimentação: A pesquisa aplicada para a eXperiência Giraffas do consumo de fast food em praças de alimentação de shopping centers permite analisar as diferentes grafias e nuances dos impactos da comunicação da rede Giraffas objetivando uma análise do consumo de cultura na "geografia" da praça de alimentação, na "etnografia" da prática de consumo, e na "biografia" do consumidor. Metodologicamente foram selecionados 2 Shopping Centers em São Paulo com características culturais bastante distintas, ambos inaugurados em 2001: o Shopping West Plaza (popularmente chamado de " nordeste plaza"), localizado na região da Pompéia, zona oeste da cidade, e o Shopping Frei Caneca (popularmente chamado de "Gay Boneca"), localizado na região da Paulista, zona central da cidade. A distância geográfica que os separa é de 8 quilômetros, o que os torna próximos. Porém, na nova ciberpólis (evolução da pólis e da metrópolis) , as medições de distâncias convencionais não significam mais a mesma coisa: proximidade e distanciamento ganharam novas alusões espaço-temporais. A geografia da arquitetura ganha novas dimensões com a geografia das imagens. O motivo da escolha destas lojas e nestes Shoppings traz como hipóteses um vínculo de capital cultural aliado ao consumo. Afinal, em um Shopping de provável capital cultural mais elevado como o Frei Caneca, quem consome no Giraffas e o que consome? E num shopping de capital cultural mais baixo como o Frei Caneca? Como procedimentos metodológicos, foram feitas 6 visitas em cada shopping center, analisando o perfil do consumidor durante o almoço, o horário do lanche da tarde e o jantar durante dias de semana e fins de semana. Em cada visita, analisei 10 consumidores pagantes e seus respectivos acompanhantes, com registros de comportamentos desde a chegada (de onde) até a saída (para onde) considerando tempo de espera na fila, forma de apreciar a comida, postura ao acabar de comer e também vestuário, estilo, postura. Além de registros escritos, fiz uma caricatura de cada consumidor acompanhada de uma frase que buscasse capturar a sensação da obsevação no momento, facilitando a associação de memória com a cena para posterior análise e cruzamento dos dados coletados. Em cada visita, foram feitas 2 entrevistas informais com consumidores etnograficamente analisados para confirmação/confrontação de dados. Justificativas Campo: Aborda analiticamente o fastfood privilegiando a interface comunicação e consumo em contextos contemporâneos. Busca estabelecer uma análise comparativa entre as diferentes interações comunicacionais na praça de alimentação, significativo ponto-de-encontro e socialidade. Estuda a 4ª maior rede de fastfood do Brasil, empresa nacional com 25 anos de mercado , em acelerado processo de expansão e com privilegiada inserção no campo do consumo cultural. Linha de pesquisa: Analisa os impactos da comunicação em ponto-de-venda na conformação de hábitos de consumo cultural, considerando a inserção de redes de fastfood em contextos de globalização. Pessoal: Experiência de 17 anos no mercado publicitário (marketing esportivo, em agência de publicidade, empresa de comunicação), endossada por 4 anos de planejamento em comunicação de fastfood em especial ações ponto-de-venda (materiais de comunicação, promoções e gifts). Participação na AMPRO (Associação das Agências de Marketing Promocional) no Conselho de Produtos Promocionais e na Gestão de Conhecimento (palestras, artigos, projeto de livro). consumo do público infantil, mas na irradiação de reações por todos os consumidores.

Um comentário:

Camis disse...

não conhecia o blog. acho q fui a segunda pessoa a ler esse texto inteiro (vc foi a primeira)