terça-feira, 18 de setembro de 2007

Homem primata, capitalismo selvagem

Um paralelo entre o ambiente de trabalho e a selva animal

Em uma abordagem original de temas pertinentes ao ambiente detrabalho, o premiado jornalista Richard Conniff aponta em O gorila noescritório: Compreenda por que nos tornamos irracionais no trabalho assemelhanças entre as pessoas durante o desempenho de suas atividadesprofissionais e os animais.

Para o autor, que estudou a fundopesquisas científicas sobre o comportamento animal, visitando a Áfricae a Amazônia, os executivos não agem de maneira muito diferente deseus ancestrais, os macacos, assim como o ambiente corporativo nãodifere muito da selva animal.

"Conniff escreve brilhantemente - claro, rigoroso, inovador e sem darum passo em falso; difícil não ter vontade de citá-lo." - The New YorkTimes Book Review

O gorila no escritório: Compreenda por que nos tornamos irracionais no trabalho(The Ape In The Corner Office)

Richard Conniff

Editora BestSeller

Tradução de Cláudia Pinho

364 páginas

Formato 14x21 cm

Preço: R$ 34,90

ISBN: 978-857-684-111-1

Ao contrário do que se imagina, a ascendência primitiva do ser humano- partilhada com o macaco - dá mais lugar para o entendimento do quepara a intimidação. Não importa a área: todo ambiente de trabalhoapresenta desafios assustadores. A capacidade de gerenciar conflitos,construir alianças e entender a linguagem não-verbal de colegas esuperiores pode se traduzir em promoção ou em demissão.

Em O gorila noescritório: Compreenda por que nos tornamos irracionais no trabalho,Richard Conniff analisa, através de uma perspectiva inteligente,questões como intrigas, relações de subordinação e dominação elinguagem corporal, levando a uma reflexão enriquecedora a respeitodas posturas e origens.Connif faz, ainda, a ponte que faltava com o atual mundo corporativo,mostrando de que modo as tendências instintivas do ser humano podemajudá-lo a atingir o delicado equilíbrio entre conflito e cooperação.

O autor explica que a origem animal do ser humano não determina apenasa regra da competição, mas principalmente a da cooperação.Com trabalhos premiados e publicados nos periódicos NationalGeographic, Time, The New York Times Magazine e Smithsonian, o autormostra neste livro como conciliar esses dois aspectos aparentementeconflitantes do comportamento humano no ambiente de trabalho.

Leitura indispensável para a sobrevivência na selva corporativa quecombina bom humor, casos reais de empresas do mundo dos negócios e umprofundo entendimento de milhões de anos de evolução, o livrosurpreende quando cita histórias como por exemplo, a de uma empresaque economizou 75 milhões de dólares em seguro e litígios aplicandoapenas estratégias de reconciliação.

Muitas vezes de maneira hilária,Conniff mostra que a maioria das pessoas e empresas teria resultadossurpreendentes se observasse o que um macaco é capaz de fazer pararestabelecer a paz e a harmonia depois de instalada uma crise.

RICHARD CONNIFF, autor de História natural dos ricos, é jornalistapremiado na área de ciências naturais e teve trabalhos publicados noTimes e nas revistas National Geographic, The New York Times Magazinee Smithsonian. Foi agraciado em 1998 com o prêmio de melhor roteirotelevisivo da BBC e recebeu o National Magazine Award por seu artigona Smithsonian, em 1997. Este é seu sexto livro.

Luciana Costa Barretto - luciana.costabarreto@record.com.br
Alice Mello (estagiária) - Alice.mello@record.com.br
Assessora de Imprensa das Editoras Best Seller e Nova Era
Gabriela Máximo - gabrielamaximo@record.com.br
Gerente de Imprensa Editoras Record, Best Seller e Nova Era

Nenhum comentário: