quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Notícia sem graça

Queijo de soja conquista paladar do consumidor

“Um alimento milenar de cara nova”. Esta é a proposta do alemão Gerhard Dannapel ao criar a Samurai Tofu, uma indústria de alimentos 100% vegetais de Florianópolis, que utiliza a soja orgânica para a produção de Tofu – espécie de queijo de soja, muito popular no oriente – e uma linha variada de patês e burgers vegetais.

A combinação de uma receita original com tecnologia inovadora, voltada para um perfil de público em busca de uma alimentação equilibrada e rica em proteínas vegetais, está na base do sucesso da Samurai Tofu.

Fundada em 2005, a empresa cresce numa média de 400% ao ano e produz mensalmente 12 toneladas de alimentos, distribuídos na região sul e sudeste do país – numa previsão de faturamento de R$ 1,4 milhões em 2007, em um mercado com perfil de demanda reprimida.

Técnico industrial por formação, Gerhard manifestou uma paixão pela culinária desde cedo quando, ainda criança, ajudava a mãe a preparar confeitos. Tanto que ao chegar ao Brasil pela primeira vez em 1993, trazido por uma namorada, ele percebeu uma carência no mercado de confeitaria em Florianópolis e decidiu abrir uma doçaria na cidade dois anos depois.

Ao completar 30 anos de idade ele resolveu voltar a sua terra natal, onde percebeu um crescimento significativo da relação dos alemães com os alimentos orgânicos. Ao responder a um anúncio de emprego, Gerhard começou a trabalhar como técnico da Taifun, a maior produtora de tofu da Europa, onde ficou por seis anos e atuou também na área de vendas.

Com os filhos crescendo, surgiu a vontade de retornar ao Brasil, ainda com o pensamento de trabalhar com confeitaria. O ano era 2003 e o interesse da Taifun em investir no mercado brasileiro mudou novamente os planos de Gerhard, que passou a desenvolver o projeto para a empresa, mapeando o mercado e conhecendo fornecedores de soja orgânica como a Agro Orgânica (PR), que hoje produz toda a soja da Samurai Tofu.

A desistência inesperada da Taifun deixou Gerhard com um projeto pronto para a produção de tofu no Brasil, mas sem investidor para levar o negócio adiante. Foi então que o destino se encarregou de colocar um novo vizinho em sua vida: o irlandês James Lawson Kelly, um veterinário com grande interesse pelos alimentos orgânicos, que em pouco tempo se tornaria amigo e sócio na produção de tofu.

No final de 2004, os dois começaram a aventura de produzir o tofu de forma artesanal, com a compra de pequenos equipamentos instalados na garagem da casa de Gerhard em Florianópolis. O sucesso da comercialização do alimento nas pequenas lojas de produtos naturais da região foi o estímulo para eles legalizarem a empresa Samurai Tofu em junho de 2005 – o nome surgiu do desejo de ter uma marca forte, com referência oriental e de fácil comunicação.

O pulo do gato da Samurai Tofu é a tecnologia de pasteurização e vacumização do produto, que garante um prazo de validade de até 70 dias para o tofu, o que facilita significativamente o seu transporte e comercialização: “Até a nossa entrada no mercado, o tofu brasileiro tinha no máximo 5 dias de validade”, explica Gerhard, que destaca também a consistência mais sólida e com o dobro de soja do tofu da Samurai, que o diferencia dos tofus utilizados na culinária oriental.

Com um produto novo na mão, não foi muito difícil para Gerhard conquistar espaço nas grandes redes de supermercados – como Pão de Açúcar, Wall-Mart e Santa Luzia -, num cenário onde a busca por alimentos orgânicos e a explosão do consumo da soja passou a fomentar todo um novo segmento de produtos nas gôndolas para atender aos anseios de um novo perfil de consumidor – estima-se que o mercado nacional de orgânicos tenha um potencial de crescimento de 25% ao ano.

Atenta a esta oportunidade, a empresa passou a diversificar a sua produção. Do tofu natural, surgiu a versão com Ervas Finas e posteriormente o tofu Defumado. A linha de burgers à base de soja e tofu também foi ganhando novos temperos, assim como a linha de patês de tofu, num mix que não para de crescer e proporciona uma alimentação saudável, 100% vegetal, livre de aditivos artificiais – todos os produtos possuem a certificação da Ecocert.

Dois anos depois, a Samurai Tofu é hoje uma empresa profissionalizada, com instalações próprias e 15 colaboradores, incluindo uma engenheira de alimentos. Focado na expansão das vendas e no desenvolvimento tecnológico da empresa, Gerhard ainda encontra tempo para exercer a sua paixão pela culinária pesquisando novos temperos para tornar os seus produtos à base de soja ainda mais saborosos e variados.

Mais Informações: Gerhard Dannapel – (48) 3226-7321
http://www.samuraitofu.com.br/

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