segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Atlas neles

Itália e Coréia na rota do trem-bala entre Rio e São Paulo

Nos próximos dias, os trabalhos na Secretaria de Estado de Transportes terão como foco o projeto de construção do trem de alta velocidade ligando Rio a São Paulo. As atenções estarão voltadas para as alternativas tecnológicas e financeiras de implantação do projeto, que, quando sair do papel, será o maior investimento em infra-estrutura de transporte do país.

Junto com o governador Sérgio Cabral, o secretário Julio Lopes passa a semana na Itália, onde cumpre intensa agenda de trabalho voltada para projetos da secretaria. Em Roma, a comitiva oficial se reúne com representantes da Alstom e da Breda - empresas líderes mundiais no mercado trens de alta velocidade.

- A visita às instalações da Alstom e da Breda é muito importante para conhecermos as tecnologias de ponta que hoje existem no mercado. Enquanto no Brasil estamos discutindo o primeiro trem de alta velocidade, na Europa muitos países já estão usando trens de altíssima velocidade. A França, por exemplo, está trocando, a partir de 2009, o atual sistema por um de altíssima velocidade, em que os trens atingem mais de 400 km/h. Quando assinamos a criação de um grupo de trabalho com o governo de São Paulo, o governador José Serra disse que esse projeto era uma fatalidade histórica. E é isso mesmo. O trem-bala entre Rio e São Paulo tem que sair do papel. E não vamos abrir mão disso – ressaltou Julio Lopes.

Ainda em Roma, o governador e o secretário de Transportes se reúnem com representantes da Italplan - a empresa italiana de engenharia que, a pedido do governo federal, elaborou o estudo de viabilidade do trem-bala brasileiro. O estudo atualmente está servindo de base para as análises de execução do empreendimento. No final do dia, Julio Lopes embarca no trem de alta velocidade que liga Roma a Milão – o Pendolino, que atinge 200 km/h. O secretário também vai aproveitar para conhecer as instalações da ferrovia.

Outras reuniões com empresários e investidores europeus também estão na agenda do secretário. E no início da próxima semana, Julio Lopes segue para Luxemburgo, onde se encontra com o vice-presidente do Banco Europeu de Investimentos, Carlos Costa. O BEI já declarou que tem interesse em investir no projeto do trem-bala entre as duas principais metrópoles brasileiras.

Já o subsecretário de Transportes, Delmo Pinho, seguiu na sexta-feira para a Coréia do Sul, onde acontece a Conferência de Cooperação Internacional sobre Ferrovias de Alta Velocidade , organizada pelo Ministério da Construção e dos Transportes daquele país. Também integram a missão brasileira representantes do Ministério do Planejamento, do BNDES e da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo. Além de participar da conferência, a comitiva vai visitar duas linhas coreanas de trem-bala e a fábrica da Rotem, empresa fabricante dos 20 trens importados recentemente pelo governo do estado.

No continente asiático, a Coréia do Sul, depois do Japão, é o país que detém a mais avançada tecnologia na operação de transportes sobre trilhos. Em julho, uma comitiva formada por autoridades e empresários coreanos esteve na Secretaria de Transportes apresentando o projeto do KTX, o Korean Train Express, o primeiro trem-bala deles, inaugurado em 2004, e também apresentando outros modelos de trens expressos que circulam no país. Na ocasião, eles apresentam uma proposta alternativa ao projeto dos italianos para o trajeto entre Rio e São Paulo. O trem-bala projetado pelos coreanos teria quatro paradas ao longo do percurso - Volta Redonda, Resende, São José dos Campos e Taubaté -, enquanto o dos italianos faria direto a viagem entre as duas cidades.

-- Comunicação Social da Secretaria Estadual de TransportesTEL:(21)2299-3467/ 2299-3500 ramal245 / 9531-9037(Andrea Bedeschi)E-mail: imprensa.setransrj@gmail.com - Site: http://www.transportes.rj.gov.br

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