quinta-feira, 12 de junho de 2008

A terra vai tremer

Ex-gordos operados realizam caminhada de Copacabana ao Leme no próximo domingo

Evento quer chamar a atenção das autoridades e vai contar com a participação do Rei Momo do Carnaval carioca, Alex Oliveira, de obesos, médicos e equipes de saúde

Considerada uma das mais antigas enfermidades do ser humano, a obesidade tem feito com que um número cada vez maior de pessoas procure hospitais e clínicas para se submeter à gastroplastia, também chamada de cirurgia bariátrica ou cirurgia de redução do estômago.

E, num mundo globalizado, esses pacientes – ou futuros pacientes – também já chegaram à Internet, seja em sites especializados ou, principalmente, em comunidades do Orkut. É cada vez maior o número de pacientes que procuram orientações ou conselhos com quem já fez a cirurgia, que desejam apenas bater um papo descontraído sobre alimentação, dieta, cicatrizes e efeitos da cirurgia, etc.

Uma dessas comunidades, a Gastroplastia Carioca, tem se destacado pela série de eventos que organiza, como luaus, festas e encontros, direcionados para os já operados e para quem vai operar, juntamente com os seus familiares (o mais recente foi o Dia da Lasanha, em 25 de maio, quando cerca de 100 pessoas se reuniram no play de um prédio no Centro para comer lasanha, com direito a cozinheiro contratado, música, dança, bate-papo, camisetas customizadas, brincadeiras, sorteios, etc.).

A troca de informações, experiências, problemas e soluções de cada ex-gordo – ou daqueles que ainda não se decidiram a se submeter à cirurgia e se submetem a ‘dietas milagrosas’ – também serve para debater um assunto que interessa a muita gente: agilizar esse tipo de cirurgia nos hospitais públicos, em especial para as pessoas de baixa renda, que não têm condições de pagar um plano de saúde.

Para chamar a atenção para o problema e sensibilizar as autoridades, os integrantes da Gastroplastia Carioca realizam, no próximo domingo (15/06), uma caminhada do Forte de Copacabana ao Forte do Leme, pela Avenida Atlântica, com concentração a partir das 8h15, em frente ao Hotel Sofitel. O evento contará com a presença do Rei Momo do Carnaval Carioca, Alex Oliveira, um ‘ex-gordo’ que se submeteu à cirurgia bariátrica.

Os organizadores estimam o comparecimento de pelo menos 400 pessoas, já que, além dos membros da Comunidade e seus familiares, também participarão os médicos e equipes que realizam a cirurgia bariátrica. Os operados usarão camiseta branca, enquanto os profissionais de saúde vestirão camiseta azul.

“Vamos fazer uma caminhada pela luta contra a obesidade e mostrar a todos que somos vitoriosos, que conseguimos uma segunda chance na vida para sermos felizes, com saúde, e que, apesar de operados, podemos e devemos ter uma vida saudável e com qualidade”, afirma Angélica Bastos, da Comissão Organizadora.

Nenhum comentário: