segunda-feira, 16 de junho de 2008

Quem escreveu esse release merece uma bolacha

QUEM COMPRA E QUEM COME? PESQUISA TRAÇA O PERFIL DO CONSUMIDOR DE BISCOITO

Pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria de Massas e Biscoitos do Estado de São Paulo – Simabesp/Anib – traça o perfil do consumidor brasileiro e mostra que 70% das compras de biscoitos são uma decisão das mulheres, que escolhem tipos e variedades de acordo com o gosto e o desejo de cada pessoa da casa. “As famílias consomem biscoito em vários momentos: no café da manhã, durante o dia, nas refeições intermediárias e no período da noite”, afirma o presidente da entidade, José dos Santos dos Reis.

Segundo a pesquisa, as mulheres têm preferência pelos biscoitos doces e amanteigados, enquanto as crianças preferem os recheados. Os homens gostam mais dos salgados. Outro perfil interessante do consumidor de biscoito é o do idoso que atinge a marca de 20 milhões e tem como principal característica a fidelidade às marcas. Também é preciso atender um nicho especial: os das pessoas solteiras, descasadas ou dos que moram sós. Este é um público muito prático e que busca comodidade.

O biscoito está presente em 98% dos lares brasileiros. “Por isso, os supermercados devem privilegiar espaço nas gôndolas para as diversas variedades, já que esta categoria representa uma excelente fonte de faturamento. O biscoito é fácil de armazenar, atende os diferentes desejos, é prático para refeições rápidas e é encontrado em vários tamanhos e tipos de embalagens, como a mini dose”, orienta Reis.

A pesquisa também detectou que o consumidor do futuro está muito mais exigente, informado e consciente e decide sua compra baseado na análise dos seguintes tópicos: novos produtos, comunicação arrojada, marca com valor agregado, qualidade e serviços práticos e rápidos. “Este tipo de consumidor conhece os seus direitos e sempre está em busca de novidades, pois não é fiel às marcas”, conclui Reis.

O mercado

A diversificação dos produtos, de embalagens e nichos de mercados, aliada à criatividade dos fabricantes é o caminho para que o mercado de biscoitos no Brasil possa crescer em termos de consumo e justificar plenamente sua posição como o segundo maior produtor mundial, com 1.131 milhões de toneladas fabricadas em 2007, que representam um faturamento em torno de R$ 7,42 bilhões.

O mercado é amplo: as indústrias de biscoitos são cerca de 585, sendo que as 20 maiores representam 75% do mercado. Os canais de venda também são diversos: cerca de 45% das vendas dos fabricantes são feitas via supermercados; 35% para os atacadistas; 20% para os distribuidores; e 5% direto ao varejo.

O consumo anual per capita do consumidor brasileiro tem se situado em torno dos 6 quilos nos últimos cinco anos. A expectativa é de que, com condições econômicas condizentes, novos lançamentos e adequação dos produtos ao mercado, esta marca chegue a 8 quilos nos próximos 10 anos e a produção total seja de 1,6 mil toneladas. Hoje os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar do ranking de países produtores de biscoitos, com 1,5 mil toneladas.

Informações para a imprensa: Fatos & Notícias

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