quarta-feira, 16 de abril de 2008

Desafiador e empolgante

Fuzileiros Navais realizam "MARCHA A PÉ RIO-BRASÍLIA"

reeditando a epopéia da época da inauguração de Brasília, em 1960


Dentre os muitos eventos programados, para comemorar os 200 anos do Corpo de Fuzileiros Navais, teve início no último dia 28MAR aquele que pode ser considerado o mais desafiador e empolgante - a Marcha RIO-BRASÍLIA, uma expedição de 230 militares, fuzileiros navais e marinheiros, que estão realizando, a pé, o percurso de 1.170 quilômetros, da Base de Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro, até a Praça dos Três Poderes, em Brasília.


Dessa forma, será revivido um episódio de grande relevância histórica, pouco conhecido dos brasileiros - a "Operação Alvorada", quando, em 27 de março de 1960, um contingente de 124 fuzileiros navais, marinheiros e civis marcharam 24 dias, do Rio de Janeiro até Brasília, para celebrar a inauguração da nova capital, ocorrida em 21 de abril.


Quarenta e oito anos depois, cumprindo uma rotina diária de 55 km/dia para efeito de planejamento, a tropa repetirá o feito em tempo recorde de 23 dias e com maior número de militares.


A missão tem o propósito de comemorar o Bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais juntamente com o 48º Aniversário de Fundação de Brasília.


Além da Marcha, por si mesma um significativo evento, estão sendo realizadas, em cidades situadas ao longo da BR-040, ações cívico-sociais - como obras de recuperação de 31 escolas públicas de 29 municípios pertencentes aos Estados do RJ, MG e GO (incluindo obras de hidráulica, carpintaria, metalurgia, pintura e eletricidade, realizadas por militares que não integram a Marcha), além de exposições de material empregado pelos Fuzileiros Navais e apresentações da Banda Sinfônica que, sem dúvida, contribuirão para enaltecer e dignificar ainda mais o conceituado Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e a Marinha do Brasil.


Em face de todos esses movimentos, tem-se observado, nas cidades por onde passam os militares participantes da Marcha, que os calorosos sentimentos de acolhida e de gratidão da população renovam suas energias. O entusiasmo, a obstinação, a dedicação e o preparo dos militares que compõem a Marcha reforçam a confiança que a sociedade brasileira deposita em nossa Instituição.


A Coluna dos 230 militares que participam desse vigoroso exercício foi denominada "Coluna Bicentenário do Corpo de Fuzileiros Navais - Suboficial Fuzileiro Naval MACEDO", uma justa homenagem ao Suboficial Fuzileiro Naval de Infantaria CID CLÍMACO DE MACEDO, dedicado militar, recentemente falecido em serviço, quando se preparava para integrar a Marcha.


Os componentes da "Coluna" chegarão a Brasília e participarão da Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional, a ser realizada na Praça dos Três Poderes, dia 21ABR, às 8h30, concretizando esse empolgante projeto.


Acompanhe a Marcha RIO-BRASÍLIA na Internet, acessando a página oficial da Marinha do Brasil em:

https://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/cgcfn/comemoracao_bicentenario_CFN.htm.

2 comentários:

BooBoo Maria Gabriela disse...

vigoroso

Anônimo disse...

Um dos melhores e mais empolgantes eventos que tive o privilégio de participar.
Tenho saudades das brincadeiras, da camaradagem, do espírito de corpo que nos envolvia.
Minhas lembranças a todos os participantes