quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Essa é de tirar o chapéu

EXPOBONÉ 2008

FEIRA SERÁ UMA VITRINE DE NEGÓCIOS PARA O SETOR BONELEIRO
Evento foi apresentado oficialmente hoje (31 de janeiro) aos empresários do setor, data que marca o Dia Nacional do Boné.

A 3ª edição da Expoboné - Feira Nacional do Setor de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares será realizada de 3 a 6 de junho de 2008, no Centro de Eventos Água Azul, em Apucarana, norte do Paraná, cidade que aglutina o maior número de empresas atuantes no setor. Nesta edição, a feira ampliou a área expositiva e agregou novos eventos. Além do Salão para exposição de máquinas, matérias-primas e acessórios para a indústria fabricante do boné, a Feira cria um maior espaço para o Salão Nacional de Bonés e Brindes e estende as rodadas de negócios para o mercado internacional. Além disso, o evento irá realizar o Congresso Nacional do Setor Boneleiro, promovendo a discussão de temas importantes e estratégicos para o mercado setorial como associativismo, design, mercado nacional e internacional, serigrafia e bordado, cenários e tendências.

A abertura da Expoboné será no dia 3 de junho, às 19 horas, com o anúncio do Censo Nacional do Setor Boneleiro que será feito pela ANIBB, em parceria com a ABIT. O objetivo é mapear o segmento de bonés no país. O funcionamento da feira com a exposição de máquinas, matérias-primas e acessórios para a indústria, e com a exposição de bonés e brindes para o mercado comprador do produto, será de 4 a 6, das 14 às 21 horas. São esperados cerca de 120 expositores entre fabricantes de bonés e fornecedores do setor de maquinários, acessórios e matéria-prima para as indústrias e um público visitante de mais de seis mil pessoas ligadas ao setor.

Nos dias 5 e 6, das 14 às 18 horas, acontecem as Rodadas Internacionais de Negócios, envolvendo participantes dos mercados nacional e internacional. Cerca de 50 empresas âncoras nacionais e 15 internacionais participarão das rodadas, favorecendo o contato com os expositores e ampliando as oportunidades de negócios. Outro destaque serão os desfiles exclusivos de marcas de expositores fabricantes de bonés presentes no Salão de Bonés e Brindes. A iniciativa é uma forma de dar visibilidade ao produto e, ao mesmo tempo, mostrar a representatividade do boné na moda brasileira, mostrando as coleções e inovações aos visitantes da feira.

A estimativa da organização é que a feira movimente R$ 15 milhões de negócios. Os organizadores apostam no aprimoramento da estrutura da feira e destacam a importância das relações comerciais que irão incentivar a expansão de negócios no mercado interno e externo, e o conseqüente fortalecimento dos laços na cadeia produtiva. “As pessoas se conscientizaram da importância de unir forças para promover o desenvolvimento do setor. Com a tecnologia disponível e os vários segmentos unidos em um mesmo local, é possível não apenas mostrar os produtos, mas também garantir novos negócios”, enfatiza o vice-presidente da ANIBB, Adeli Garcia Júnior.

Para o vice-prefeito de Apucarana, Valdemar Garcia, a Expoboné trará uma movimentação econômica muito importante para a cidade. “Somos não apenas o maior pólo boneleiro, mas também um pólo da confecção”. Segundo o presidente do Sivale, Élio Pinto, “a feira será um excelente negócio para o aumento da produtividade na confecção de bonés, permitindo que as empresas incrementem o seu negócio, avistem novos horizontes e consigam crescer”.

De acordo com Cleverson Roberto da Silva, coordenador do grupo de acesso a mercados do APL de Bonés, a expectativa para este ano é muito positiva. “Já há algum tempo, o APL planeja trazer ações para enriquecer a feira, principalmente trazendo compradores internacionais. Com esse novo formato, o evento se consolida como uma oportunidade de ampliação dos negócios e auxilia a concretizar a meta de concentrar a indústria boneleira em Apucarana, que já representa 60% da produção nacional”.

A Expoboné é uma promoção da ANIBB - Associação Brasileira das Indústrias de Bonés, Camisetas, Brindes e Similares em parceria com a ABIT - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção, SIVALE – Sindicato da Indústria do Vestuário do Vale do Ivaí, APL (Arranjo Produtivo Local) de Bonés de Apucarana e Prefeitura de Apucarana. O evento conta com o apoio do Sistema FIEP e do Sebrae no Paraná.

Nenhum comentário: