terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Greenpeace júnior

Crianças e meio ambiente: união que dá certo
As férias chegam ao fim - é hora de voltar para a escola. Algumas crianças esperneiam, gritam, fazem cara feia. O ideal nesse momento é que os pais apresentem o ano letivo com entusiasmo, falando dos amiguinhos, da professora e do material novos. Assim, a criança cultiva uma ansiedade positiva em torno do retorno à sala de aula, que na maioria das escolas acontece na próxima segunda, 28/01. E a ansiedade pode ser ainda maior, já que 2008 tem potencial para atrair os pequenos para as atividades escolares por um motivo diferente: o meio ambiente.
É que 2008 carrega em seus dias uma causa bastante nobre: é o Ano Internacional do Planeta Terra. São 365 dias dedicados a repensar nossa postura em relação ao assunto. E, como as crianças representam a geração que futuramente tomará conta do nosso planeta, nada mais correto do que incluí-las nesse processo de reflexão e conscientização.
Seguno especialistas em educação, o aprendizado a respeito do meio ambiente precisa ser passado aos pequenos de forma prática e didática, independente da faixa etária. “Cuidar do meio ambiente deve ser uma prática diária no cotidiano da criança, assim como escovar os dentes e lavar as mãos”, pontua a psicóloga Maria Rocha, da Escola de Educação Infantil Ápice, na zona Sul de São Paulo.
Segundo ela, escola e família devem trabalhar juntas no sentido de incutir esses valores ambientas na criança. É em casa que deve ser colocado em prática o que foi aprendido em sala de aula. “A educação escolar deve ser estendida para o âmbito familiar, para que ocorra a continuidade do aprendizado”.
O fato de 2008 ser o Ano Internacional do Planeta Terra possibilita contextualizar a criança na necessidade de tratar bem o meio ambiente. “Neste ano, a escola pode aproveitar a causa e preparar atividades relacionadas ao tema, através de visitas pedagógicas, feira de ciências, leitura de materiais adequados, produções artísticas”, explica Maria Rocha.
E não basta que a criança aprenda a importância de preservar o meio ambiente. É necessário que ela tome como exemplo as atitudes dos adultos de seu convívio, como professores e familiares. “A própria escola deve adotar medidas como a coleta seletiva, por exemplo”, observa a psicóloga. “A criança só aprende alguma coisa se a vivencia”.
Veja foto no link:http://www.varalstudio.com.br/apice/apice.html
InformaçõesEscola de Educação Infantil Ápice

Informações para a Imprensa Plugcom Comunicação Integrada

Nenhum comentário: