domingo, 7 de dezembro de 2008

O XADREZ E O AVESTRUZ

CARNE DE AVESTRUZ CONQUISTA CAMPEÃO BRASILEIRO ABSOLUTO DE XADREZ
 
O Grande Mestre brasileiro de Xadrez, Giovanni Vescovi, é um grande consumidor de carne de avestruz produzida pela Avestro. Como enxadrista, seu consumo de carboidratos durante os torneios e campeonatos é bem maior que o de proteínas, já que a carne faz com que as pessoas sintam certa letargia. No entanto, isto não acontece com a carne de avestruz, pois ela é bem mais leve do que as outras e muito mais saudável.
 
O Grande Mestre Vescovi tem 30 anos e é Campeão Brasileiro Absoluto de Xadrez e está entre os Top 100 do ranking mundial. Gaúcho de Porto Alegre, mas residente em São Paulo, volta a sua terra natal entre 7 e 16 de dezembro para disputar a final de mais um Campeonato Brasileiro, nesta que é a versão mais forte da história da competição do país. O seu envolvimento com o esporte, acontece desde os dois anos de idade. Giovanni já foi considerado o garoto prodígio do xadrez no país e treinou com grandes nomes do mundo. Autodidata aprendeu espanhol, russo e sueco; além do inglês e alemão que vieram dos ensinamentos da escola.
 
O preparo físico do enxadrista começa a se tornar mais forte um pouco antes de cada competição, e com isso ele pratica muitos exercícios aeróbicos combinados com uma alimentação saudável com a inserção de muito carboidrato para aumentar a energia durante os 11 dias de competição. É aqui que entra a carne de avestruz, uma proteína mais leve para equilibrar. No Brasil, o estudo da influência da alimentação em esportes como o xadrez ainda está no início e Vescovi participa desta ação, mas em outros países já existem estudos avançados que buscam comprovar a necessidade deste preparo mais saudável.
 
Com aparência do filé mignon, a carne de avestruz é vermelha, tem proteína de excelente qualidade, baixos índices de gordura e colesterol, além de ser rica em ferro e conter ômega 3 – que tem a propriedade de controlar o colesterol no sangue. Os valores da carne de avestruz ficam em 19% de proteínas, 3,2 mg de ferro, 1,8% de gordura, 36 mg de colesterol e 101 quilocalorias (valores nutricionais porção 100 gramas, fonte:Universidade de São Paulo/USP, média dos cortes).
 
A AVESTRO é uma empresa de comercialização e distribuição de carne de avestruz, e detém hoje a liderança do mercado consumidor nacional.

Nenhum comentário: