segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Grande mancada da oportunização

Santa Catarina sediará encontro Brasileiro de Amputados

Em sua 3ª edição, o encontro, promovido pela Associação Oportunizar, reúne especialistas e profissionais em reabilitação e amputados de todo o país para discutir a reintegração social de deficientes físicos, a partir das mais modernas tecnologias

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 145 mil brasileiros amputados. Esse número é elevado, mas não reflete a realidade, pois (além de ser de 1991) exclui, por exemplo, indivíduos que apresentam deficiências oriundas de doenças degenerativas. No Brasil, as principais causas das amputações de membros inferiores, são os acidentes automobilísticos, os acidentes de trabalho, os problemas vasculares e as tumorações malignas. O medo e a insegurança diante da nova situação tornam a reintegração do indivíduo à sociedade mais difícil. Para tentar amenizar esse impacto e discutir e como o problema vem sendo tratado no Brasil, Santa Catarina recebe de 31 de outubro a 2 de novembro, o III Encontro Brasileiro de Amputados. O evento vai reunir profissionais dos mais variados segmentos da sociedade interessados na evolução da reintegração social dos amputados, a partir das mais modernas tecnologias e recentes aperfeiçoamentos. O encontro, que deve reunir 400 participantes, é uma iniciativa da Associação OPORTUNIZAR e da Ortopédica Catarinense, referência nacional no segmento de próteses e órteses, comprometida com a constante melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências físicas.

A fisioterapeuta Soraia Cristina Tonon, professora da UDESC e uma das organizadoras do Encontro de Amputados, explica que, além das palestras, a idéia é mostrar a reabilitação na prática através da promoção de atividades como dança, pintura, hidroginástica, futebol e até mesmo arvorismo. Ela afirma que há, ainda, preconceito da sociedade em relação às vítimas de amputação e usuários de próteses. Um dos objetivos do evento é justamente quebrar essa discriminação e evidenciar a importância da autoconfiança e determinação dos pacientes em reabilitação para que consigam chegar à superação. O protesista e ortesista Agenor Teixeira de Souza, também da organização do evento, lembra que o Encontro trará grandes nomes dessa área da medicina no Brasil e novidades tecnológicas. "Hoje temos uma série de próteses computadorizadas e materiais com encaixe a vácuo que permitem uma recuperação melhor e uma vida mais qualificada para o amputado", afirma. Ele ressalta ainda que na edição deste ano uma das novidades é o lançamento dos produtos da Freedom Innovations Inc., empresa norte americana com 20 anos de experiência no segmento e líder em fornecimento de produtos protéticos, que será introduzida no país graças a uma parceria exclusiva com a Ortopédica Catarinense.

Uma das novidades apresentadas durante o evento é o Joelho PliéTM MCP, joelho computadorizado de última geração que oferece ao amputado mais naturalidade, agilidade, segurança e autonomia em suas atividades diárias. Agenor explica que o grande diferencial do produto é que é o único do mercado resistente a água, com microprocessador mais rápido e com tecnologia wireless integrada, para modificar qualquer função do joelho permitindo mais agilidade e conforto ao usuário.

Estatísticas feitas pela Ortopédica Catarinense demonstram que, nos últimos, a maior parte das amputações atendidas (37%) são em conseqüência de acidentes de trânsito. Outros motivos são os problemas vasculares (21%) e os acidentes de trabalho (19%).

Sobre a Oportunizar

A OPORTUNIZAR é uma Associação sem fins lucrativos criada para trabalhar com pessoas com deficiências. O trabalho inclui a valorização, promoção, capacitação do deficiente em busca do exercício pleno de sua cidadania, principalmente, por meio do estímulo de atividades desportivas e recreativas.

Sobre a Ortopedia Catarinense

A empresa teve início em 1979, em Blumenau, onde o ortesista e protesista Agenor Teixeira de Souza e Roseli Eckel de Souza instalaram uma pequena ortopedia para fabricar aparelhos e calçados ortopédicos e atender a demanda de pacientes da região do Vale do Itajaí. Naquela época a empresa se chamava "Calçados Ortopédicos Catarinense Ltda". Ao longo dos anos o desafio de superar as expectativas de seus pacientes através do atendimento integral e personalizado, voltados para a reabilitação e reintegração total do paciente à sociedade fez com que a empresa buscasse novas tecnologias e pesquisasse, ao longo dos anos, novos materiais no Brasil e no exterior. Hoje, 29 anos depois, a empresa conta com equipes de profissionais especializadas e treinadas, que desenvolvem produtos e sistemas inovadores, funcionais, com alta tecnologia, para pessoas com limitações físicas.

Serviço:

O que: Lançamento dos Produtos da Freedom Innovations e III Encontro Brasileiro de Amputados

Quando: 30 de outubro - lançamento dos Produtos da Freedom Innovations. De 31 de outubro a 2 de novembro - III Encontro Brasileiro de Amputados

Local: Itapema Plaza Hotel, SC

Mais informações: www.encontrodeamputados.com.br e www.ortopedicacatarinense.com.br


Uiara Sousa Zilli

Nenhum comentário: